Distúrbios Alimentares - Como Reconhecer a Anorexia e a Bulimia

Os mais conhecidos distúrbios alimentares têm sido dados a conhecer a todos através de diversos métodos. A comunicação social, os filmes e as séries têm tratado de esclarecer o mundo e as pessoas, bem como alertá-las para estes perigosos distúrbios.

Ambas as doenças possuem grandes componentes psicológicas, estando o indivíduo associado a comportamentos semelhantes à adição / vício. Em ambos os casos, tudo se inicia com a ideia - real ou imaginária - de gordura a mais. O objetivo passa por perder peso e emagrecer. Na anorexia nervosa, o doente restringe os alimentos que ingere, podendo, inclusivamente, deixar de comer. Este problema leva, conforme vimos nas páginas anteriores, a um desequilíbrio orgânico e estrutural que tem também impacto no funcionamento do corpo.

No caso da bulimia, mais difícil de detetar, não há diminuição ou eliminação da ingestão de alimentos. Assim, aparentemente, para as pessoas que rodeiam o doente bulímico, tudo está normal. É disfarçada e camufladamente que estes doentes, após a refeição, forçam o vómito, privando assim o organismo dos nutrientes que tanto necessita. O resultado final acaba por ser o mesmo, mas a forma como se aborda a doença é radicalmente diferente.

As formas de reconhecer quer uma quer outra doença passam por estar atento ao peso de quem se suspeita sofrer destes distúrbios. No primeiro caso, uma insistência permanente de falta de fome e, no segundo caso, um apetite até algo voraz mas que, ainda assim, leva à perda de peso. Se suspeita que alguém próximo a si sofre de um destes distúrbios, procure ajuda especializada, pois podem, efetivamente, levar à morte.

Por outro lado, refira-se que a obesidade é também um doença, a qual pode ter enormes componentes psicológicas. Embora existam também casos em que esta doença seja secundária a outra, como o hipotiroidismo, o diagnóstico final apenas pode ser efetuado por um especialista.

Detalhes

No começo duvidei bastante de sua capacidade, pois ela disse que sempre foi gordinha e queria perder 60 kg.
Os biscoitos de aveia são deliciosos e uma boa fonte de ingredientes. Se gosta do sabor, experimente esta receita saudável e reduza no açúcar.